Engravidar depois dos 40

Muita coisa mudou de uns tempos para cá e hoje milhares de mulheres preferem esperar um pouco mais para gerarem o primeiro filho.
Planos, carreira, vida pessoal… Diversos motivos fazem com que elas não tenham vontade de ter filhos no auge de sua vida. E em muitos casos, quando elas vão ver, a idade está batendo a porta e, nessa altura a incerteza se realmente deseja engravidar depois dos 40 ou não.
E um dos motivos principais que fazem com que elas evitem a gravidez tardia é simples: a sua saúde. Afinal, quanto mais tarde, maiores os riscos a vida da mulher.
Os médicos consideram gravidez de risco quando ela ocorre após os 40 anos uma vez que as pacientes podem apresentar complicações bastante sérias como diabetes gestacional e hipertensão. Sem contar que outras doenças existentes podem acabar se agravando.

Gravidez depois dos 40: é possível?

As mulheres não têm mais tempo a perder e dão muito valor a ele. Elas querem aproveitar o máximo de sua juventude assim como de sua carreira e vida pessoal sem preocupação. Contudo, para muitas delas, o sonho de ser mãe sempre se fez presente. Mas não naquele momento.
Além disso, em muitos casos o próprio parceiro pode não querer filhos no começo da relação e conforme o tempo vai passando, chega o momento em que ele deseja um filho. E aí? Engravidar ou não engravidar depois dos 40?

O fato é que engravidar em qualquer fase da vida tem suas vantagens e desvantagens

. Nem tudo são flores. Entretanto, não se pode negar que após os 40 as chances são muito menores visto que a reserva de óvulos diminui drasticamente com a idade.
Ainda, os óvulos mais velhos tem mais chances de desenvolver problemas, o que aumenta o risco de aborto e anomalias no bebê. A mulher fica ainda mais propensa a ter diabetes, pressão alta e outras doenças que podem trazer mais riscos a sua gestação.


Mas para aquelas que não desistiram e tem vontade de ser mãe mesmo após os 40

uma boa notícia: estudos já demonstraram que as mães mais velhas geralmente são mais instruídas e por ter uma maior experiência de vida, tomam decisões familiares mais sábias e saudáveis.
E sim, é possível engravidar depois dos 40 anos naturalmente, sem o uso de métodos como a inseminação, por exemplo. Contudo, é importante ficar atento a alguns fatos.
A mulher de 40 anos tem 50% de chance de engravidar em um ano.

Com 43 anos as chances caem para 1%

e após os 45 anos se torna praticamente impossível engravidar com os seus próprios óvulos.
Podem ser realizados alguns exames para saber se a mulher ainda pode engravidar como é o caso do Hormônio Antimülleriano (geralmente associado à ultrassonografia transvaginal), que é considerado um dos mais promissores para avaliar a reserva ovariana.
No entanto, o que realmente importa é conhecer os riscos para poder se preparar da maneira correta antes de engravidar.

Gravidez depois do 40 é realmente de risco?

Quando a mulher engravida após os 40, é sempre considerado uma gravidez de risco. Contudo, a gravidez entre os 35 e 40 anos ainda não é considerada como de alto risco, mas alguns médicos sugerem que seja feito um acompanhamento mais cauteloso.
Logo, é realmente a gravidez depois dos 40 anos que merece uma atenção especial por conta da alta probabilidade de complicações, principalmente se existir uma condição médica pré-existente.
O que também é importante saber é que quando as mulheres são saudáveis e tem uma boa saúde, a gravidez pode ser tão tranquila quanto a de mães mais jovens. Isso porque existe uma diferença entre a idade cronológica x idade biológica, ou seja, os hábitos de vida podem aumentar a idade biológica.
Em suma, o problema maior pode não ser a gestação quando a mulher é saudável, e sim a dificuldade para engravidar.


De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Edisburgo,

No Reino Unido, mostrou que a mulher perde 90% dos óvulos no período dos 30 anos e ao chegar aos 40, tem apenas 3%.

Agora que você sabe um pouco mais sobre engravidar depois dos 40 e tem vontade de ter um filho, não deixe de consultar um médico para que você saiba melhor os cuidados necessários para que você tenha uma gestação saudável e te acompanhe durante todo o processo.

um abraço luci lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *